um arco por m.Quintana

 x=2
Com estranhas lembranças de outras vidas,
que outros viveram, num estranho mundo,
quantas coisas perdidas e esquecidas
no teu baú de espantos… Bem no fundo,

uma boneca toda estraçalhada!
(isto não são brinquedos de menino…
alguma coisa deve estar errada)
Mas o teu coração em desatino

te traz de súbito uma idéia louca:
é ela, sim! Só pode ser aquela,
a jamais esquecida Bem-Amada.

E em vão tentas lembrar o nome dela…
E em vão ela te fita… e a sua boca
tenta sorrir-te, mas está quebrada!

x=4
A louca agitação das vésperas de partida!
Com a algazarra das crianças atrapalhando tudo
E a gente esquecendo o que devia trazer,
Trazendo coisas que deviam ficar…
Mas é que as coisas também querem partir,
As coisas também querem chegar
A qualquer parte! – desde que não seja
Esse eterno mesmo lugar…
E em vão o Pai procura assumir o comando:
Mas acabou-se a autoridade…
Só existe no mundo esta grande novidade:
VIAJAR!      

x=6
Quem disse que eu me mudei?

Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa
  [em que nasceu.

x=8
Não sei
O que querem de mim essas árvores
essas velhas esquinas
para ficarem tão minhas só de as olhar um momento.

Ah! Se exigirem documentos aí do Outro Lado,
extintas as outras memórias,
só poderei lhes mostrar as folhas soltas de uma álbum
   [de imagens:
aqui uma pedra lisa, ali um cavalo parado
ou
uma
nuvem perdida,
perdida…

Meu Deus, que modo estranho de contar uma vida!

arcoarco

2 Respostas to “um arco por m.Quintana”

  1. Guilherme Says:

    A gente não mora na casa; a casa é que nos habita.

    A casa, a infância e as saudades passadas e futuras.

    Um caldeirão de anacronismos. A nos cortar em muitos.

  2. Andréa Mirati Says:

    Tenho em mim passaportes soberanos

    que voam em diversas escalas

    e na poltrana aperta o cinto

    o portão de minha casa.

Deixe um comentário

