O sindicato dos alfaiates

Uma de minhas primeiras lições de humildade se deu em um campo fértil de perversidade e humilhação: a infância.

 

Em 1988, vivíamos tempos em que – com as olimpíadas de Seul – ainda aprendíamos as regras do vôlei. Era difícil compreender por qual motivo a imensa maioria dos jogadores (excetuando-se um simpático bigodudo chamado Bernard) não praticava aquilo que, para meu pai, fazia todo sentido do mundo ser a regra do esporte: a jornada nas estrelas.

Ponto número um: a exceção não pode ser regra, sob risco de deixar de ser exceção.

 

Muito embora esse já seja um aprendizado tristemente doloroso, eivado que é de uma inconformante dose de conservadorismo, voltemos àquela que foi a grande lição: em 1988, no auge da quarta séria primária, vivíamos sem saber – como crianças que éramos – a festa colorida do fim da história.

 

Era mentira, é bem verdade, pois a história não acabou e nem nunca vai acabar, a despeito do que alardeiem os apologetas do engodo liberal.  Porém, naquele momento, presenciávamos o arco-íris do que se vendeu como sendo o fim-da-era: podíamos ter tudo.

 

Eu sequer sabia o que viria a ser o consenso de Washington, nem quem era Margaret Thatcher, nem podia imaginar o que ela tinha a ver com o muro que cairia no ano seguinte. Contudo, na festa de final de ano da escola, tivemos a maquete do que foram aqueles tempos.

Era para ser apenas uma festinha de amigo oculto, entre 27 crianças semi-abastadas e uma professorinha chamada Ivanilde. Aquele troca-troca inocente de presentes foi a minha primeira e escandalosa visão do mundo do consumo. Todos aguardavam, em frenesi, por seus bibelôs coloridos, seus carrinhos de fricção, e seus LPs da novela Vale Tudo, que – exibida de 16 de maio de 1988 até 6 de janeiro de 1989 (um viva ao wikipédia!) – trouxe a banalização da impunidade e da corrupção aos lares brasileiros.

 

Quanto a mim, não poderia ser diferente. Eu também desejava ardentemente um presente batuta e de preferência com uma embalagem lustrosa e enorme, para brilhar dentro da grande feira livre da concorrência e da disputa, que é a escola pequeno-burguesa.

 

Eu não possuía muitos elementos e idade para não me deixar seduzir por aquele modelo. Ainda eram muito recentes os esforços de meu pai em tornar-me um homem crítico (um ano depois ele me apresentaria à cachorra Baleia, de “Vidas Secas”, e seu focinho ensangüentado com as carnes de um preá, e à vermelhidão da consciência de que – em muitas casas – existia a fome).

Além disso, eu ainda não havia travado contato com as professoras que, no ginásio, subverteriam meu pensamento e me instigariam a ver, até nas aulas de religião, um pretexto para glorificar o povo oprimido da América Latina e ensejar uma revolução libertadora.

 

Portanto, estava armada a bestialidade. Na manhã em que ocorreu o amigo secreto, fui até o colégio com um embrulho bem feito, a ornar o que as economias de minha mãe puderam comprar. Não tive muita sorte, havia tirado o nome de um garoto meio soberbo – ele já trouxera para a escola, na terceira série, uma foto da torre Eiffel, haveria de ser figura de gostos finos, pensava eu – por isso tinha medo que ele pudesse achar o meu presente besta. Mas, como quase toda criança mimada, ele era tonto e caiu na armadilha do carrinho vagabundo, mas barulhento e cheio de lâmpadas.

Eu só precisava esperar: eu também era tolo e estava ansioso por minha quinquilharia barulhenta, de preferência entregue por uma das duas impúberes beldades da sala.

Fiasco!

Eis que o temível ocorreu: quem pronunciou o meu nome – debaixo do interrogatório do advinhe-quem-é-boçal-dos-jogos-de-amigo-secreto – foi aquela que julgávamos ser, na nossa arrogância infantil, a garota mais feia da classe.

 

Uma figura quasímoda e escamosa – sob o capacho das espinhas e do aparelho nos dentes – veio até mim com um pacote anódino, murcho e sem graça. Gago, eu me desesperei. Diante da pergunta plácida e calma que ela me fez – consegue advinhar o que é? – eu apalpei aquela embalagem sem forma na esperança de perceber a silhueta de algo valoroso, que compensasse o aparente vexame.

Ao abrir o embrulho, porém, o meu desespero, sob os olhos inquisidores daqueles outros 25 déspotas do consumismo-mirim, transformou-se num agudo ponto de interrogação:

 

 – O que é iisso? – disse eu com voz trêmula e apagada.
 – Uma fazenda! – respondeu ela, em tom ufanista e afável.

 

Àquela altura, todos nós já nos reuníamos em volta daquele pedaço de dois metros quadrados de pano cinza.

 

– Uma fazenda?
 – Sim. Um tecido!!!!!!!

– Ahhh, táá! Obrigado!!! – respondi, um tanto estarrecido e fazendo uso daquilo que eu não sabia se chamar hipocrisia.

Com ele você pode fazer uma calça, um terninho… o que você quiser! – disse ela candidamente – Minha mãe pode costurar pra você!

Ocultando a minha vergonha por não saber que fazenda também é o nome que se dá para tecido e, atordoado com aquele que para mim parecia ser um presente-muxoxo, resignei-me e fui para o canto esquerdo da sala.

E nunca mais saí desse canto, e foi nesse canto esquerdo da vida que eu aprendi – ao amadurecer – que esse foi o mais providencial presente que poderia ter recebido. Foi aquela a minha primeira aula de humildade; mais do que a calça que usei em meia dúzia de batizados e aniversários, o que aquela garota me deu foi a minha primeira oficina literária e jornalística.

 

Eu estava ainda distante de meu destino de tecedor de textos e enredos, porém ela já me deu, ali, alguns dos fios para coser o meu projeto de homem. Aquele trapo cor de chumbo foi minha primeira visão da poesia; minha primeira miragem sobre como, pelo artifício da costura, compor a realidade material das idéias informes.

 

Aquele presente de grego foi a minha primeira aula sobre política e estética; antecedeu em muitos anos os ensaios de Hegel, Lukács, Benjamin, na tarefa de me ensinar a prevalência da forma sobre o conteúdo, e resumir o sentido da dialética.

 

Foi aquele o meu primeiro e salutar gestus brechtiano: perfeita síntese das contradições do meu tempo, que ainda estão a espera de serem desfiadas, desenoveladas, e re-tecidas.

 

(* ) esse título – O sindicato dos alfaiates – foi inspirado num texto de Natália Ciotto, leitora desta pagina, a quem agradeço.

Uma resposta to “O sindicato dos alfaiates”

  1. Pupu Says:

    Ora, ora, mas desde cedo, então, já possuías um cotidiano vincado….
    Muito esclarecedor….
    Um homem cosido ao seu tempo!

    Abraços!

Deixe um comentário

