A morte do Argelino – a véspera grifada

 

A véspera do teu olhar foi feita de cuidados involuntários

Sem te conhecer, aspirei o pó do teu quarto como quem devota amor à causa humana.

Percebi que, pra ser verdadeiro, o amor tem que ser de véspera à primeira vista,

E – se há de morrer – deve ser [por vingança] no dia seguinte ao meu enterro.

 

Como num quadro sem molduras: tudo é, senão, vida.

Se – de uma sala – desconhecemos a entrada e a saída

É porque nos foi dada a missão de viver nela.

Mesmo que nossos dias juntos se contem nos dedos intocados da metafísica.

 

A certeza da paixão foi, por contradição, uma afronta aos meus conceitos de razão.

Anti-marxista até a raiz dos cabelos, nosso amor nasceu de um fatalismo:

O sol dourou seu rosto no Miradouro da Graça e me vi ali impotente a matar o argelino.

 

Feito Mersault, me vi impelido a te admirar como a um guiso de cobra

Som sedutor – prenúncio de morte, presságio de uma condenação redentora.

E a sentença é bem edificante: provar com dias, meses, e anos o gesto daquela véspera.

 

 

Uma resposta to “A morte do Argelino – a véspera grifada”

  1. Aninha Says:

    A véspera pode ser um dia ou dois anos. Numa escala maior o tempo real não existe. “Duas semanas não são nada para os planos que eu tenho com vc”, como já diziam por aí, dois anos também podem não ser nada.

Deixe um comentário

